2.6 C
Kóka
quarta-feira, 11 fevereiro, 2026 7:54: pm
spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

Ocidente acrescenta sanções à medida que a Rússia se aproxima do leste da Ucrânia

Seis semanas após a invasão - as nações ocidentais estão intensificando o apoio militar à Ucrânia enquanto as forças russas concentram seus ataques no leste do país.

spot_img

Ocidente acrescenta sanções à medida que a Rússia se aproxima do leste da Ucrânia

Seis semanas após a invasão – as nações ocidentais estão intensificando o apoio militar à Ucrânia enquanto as forças russas concentram seus ataques no leste do país.

O Ministério da Defesa da Rússia disse nesta quarta-feira (6), que seus ataques com mísseis destruíram a infra-estrutura ucraniana que fornecia combustível às tropas em Kharkiv e Mykolaiv.

O Ministério da Defesa da Grã-Bretanha relata que os combates pesados e os ataques aéreos russos continuam na estratégica cidade portuária de Mariupol. A situação humanitária na cidade está piorando. Acrescenta que as forças russas estão, aparentemente, tentando forçar uma rendição, impedindo que a ajuda chegue aos 160.000 residentes ainda presos na cidade.

As tropas russas estão sendo acusadas de torturar, estuprar e assassinar civis em áreas que antes controlavam.

O prefeito de Kyiv, Vitali Klitschko, disse: “Os russos, o que eles fizeram em Bucha foi genocídio da população ucraniana. Eles mataram todas as pessoas”.

A Reuters relatou que muitos corpos foram encontrados na terça-feira (5), na cidade de Borodyanka, perto de Bucha. Acredita-se que eles eram não combatentes.

A agência de notícias informa que a polícia ainda não terminou de contar o número de mortos.

Um morador local disse: “Eu não sei exatamente o que aconteceu com aquele prédio, mas há pessoas debaixo dos escombros. Acho que uma tragédia aconteceu ali”.

Outro morador disse: “Este era o quarto de uma criança”. Os russos revistaram tudo o que puderam encontrar. Eles até levaram o telefone da criança”.

O principal promotor da Ucrânia disse que havia mais vítimas em Borodyanka do que em qualquer outro lugar na região de Kyiv.

As nações ocidentais estão impondo novas sanções em uma tentativa de obrigar uma retirada russa.

O governo dos EUA bloqueou Moscou de pagar sua dívida com dólares retidos em bancos americanos. Os analistas de mercado dizem que a medida aumentará o risco de inadimplência.

A União Européia diz que proibirá as importações de carvão da Rússia – uma fonte crucial de receita para o país.

Os líderes estrangeiros da OTAN estão agendados para se reunir na quarta-feira (6) e na quinta-feira (7). Os ministros das Relações Exteriores do G7 também realizarão conversações esta semana.

O Secretário de Estado norte-americano Antony Blinken diz que essas reuniões apoiarão o esforço para responsabilizar a Rússia.

O Secretário Geral da OTAN, Jens Stoltenberg, disse à NHK que a República Tcheca fornecerá tanques para a Ucrânia. Os detalhes não são claros, mas a mídia local informa que o país enviará dezenas de veículos de combate, incluindo tanques da era soviética.

Stoltenberg disse: “O apoio do equipamento dos países aliados da OTAN permitiu que eles realmente lutassem de verdade, para resistir às tropas invasoras russas. Os aliados da OTAN discutirão na reunião de ministros estrangeiros, o que mais podemos fazer”.

Enquanto isso, um porta-voz do Ministério das Relações Exteriores chinês pediu, na quarta-feira (6), uma investigação minuciosa sobre os assassinatos de civis em Bucha.

Ele disse que cada país deveria evitar fazer acusações infundadas até que os fatos sejam conhecidos.

 

Radio Shiga
Siga-nos
Últimos posts por Radio Shiga (exibir todos)
SourceNHK

Artigos relacionados

ÁSIA

spot_imgspot_img