Moldávia está preocupada com a ameaça da Rússia de tomar o sul da Ucrânia
O governo da Moldávia convocou o embaixador russo no país para expressar sua preocupação com a proposta de Moscou de assumir o controle total do sul da Ucrânia.
Na sexta-feira (22), o vice-comandante do distrito militar central da Rússia disse que o controle total do sul da Ucrânia melhorará o acesso à Transdniestria, uma região dissidente pró-russa da Moldávia.
A Transdniestria, que faz fronteira com o oeste da Ucrânia, declarou unilateralmente a independência da Moldávia em 1990. Desde então, as tropas russas estão estacionadas lá.
Em declaração emitida na sexta-feira (22), o governo da Moldávia disse que as observações do comandante russo são “infundadas e contradizem a posição da Federação Russa apoiando a soberania e a integridade territorial da República da Moldávia”.
A declaração acrescentou que durante a reunião com o diplomata russo, a Moldávia reiterou sua posição como um Estado neutro. A Moldávia disse: “Este princípio deve ser respeitado por todos os atores internacionais, incluindo a Federação Russa”.
- Lawson criará 100 lojas como centros de resposta a desastres - 16 de outubro de 2025 7:52 am
- Agência Meteorológica do Japão falha em prever 30% das chuvas intensas em 2025 - 16 de outubro de 2025 7:42 am
- Stellantis investirá US$ 13 bi para ampliar produção nos EUA - 16 de outubro de 2025 6:31 am