Ministros das Relações Exteriores da Rússia e da Índia mantêm conversações
O Ministro das Relações Exteriores russo, Sergey Lavrov, reuniu-se com seu homólogo indiano, Subrahmanyam Jaishankar, numa tentativa de manter laços bilaterais de cooperação em meio a relações tensas com nações ocidentais sobre a Ucrânia.
Lavrov chegou à Índia após sua visita à China, e os dois ministros se encontraram na capital, Nova Delhi, na sexta-feira (1º).
Jaishankar disse que a reunião está ocorrendo em meio a uma situação internacional difícil. Ele disse que a Índia tem apoiado constantemente a idéia de resolver conflitos e diferenças através do diálogo e de esforços diplomáticos.
Lavrov respondeu em inglês que as nações ocidentais estão tentando transferir a culpa por todas as questões internacionais para a crise ucraniana.
Ele disse que a Rússia aprecia que “a Índia está assumindo esta situação na totalidade dos fatos e não apenas de uma forma unilateral”.
A Rússia e a Índia mantêm, há muito tempo, relações amigáveis, e é o maior fornecedor de armas da Índia.
A Índia não tem criticado diretamente a invasão russa da Ucrânia e tem tomado uma posição cautelosa sobre a imposição de sanções econômicas à Rússia.
Lavrov falou mais tarde com repórteres sobre as conversações de cessar-fogo com a Ucrânia. Ele disse que é a primeira vez que a Ucrânia coloca suas posições por escrito, e os detalhes do acordo devem ser explicados em primeiro lugar. Ele disse que há mais a fazer, e que a Rússia está preparando uma resposta.
Ele disse esperar discutir a neutralidade ucraniana com a condição de que a segurança da Rússia esteja garantida.
- Loja de carros de brasileiro sofre nova tentativa de furto - 7 de agosto de 2025 8:47 am
- SV & Alyssa Jane lançam “Our Game” com clima soultrônico - 7 de agosto de 2025 8:20 am
- Eric Hagen lança “Accuse Me” com alma e melancolia - 7 de agosto de 2025 7:48 am