Ministro das Relações Exteriores do Japão vai para a Polônia para providenciar a liberação de evacuados da Ucrânia
O Ministro das Relações Exteriores do Japão, Hayashi Yoshimasa, foi para a Polônia para tomar providências para aceitar os evacuados da Ucrânia.
Ele tomou um avião do governo no aeroporto de Haneda, em Tóquio, na sexta-feira (1º), à noite.
O primeiro ministro, Kishida Fumio, está mandando-o como seu enviado especial para a Polônia, onde um grande número de pessoas fugiu da vizinha Ucrânia após a invasão russa.
Hayashi permanecerá na Polônia até o início da próxima semana. Ele está programado para visitar uma instalação que hospeda os evacuados ucranianos e ouvir os trabalhadores das ONGs que os estão ajudando.
Ele também está planejando manter conversações com altos funcionários do governo polonês.
Antes de deixar o Japão, Hayashi disse aos repórteres que tentará averiguar o que os evacuados precisam e quais são os assuntos a serem tratados ao aceitá-los.
Ele acrescentou que o governo japonês fará todos os esforços para fornecer a assistência necessária para demonstrar mais solidariedade com a Ucrânia.
O Japão está considerando utilizar o vôo de retorno da Hayashi para transportar alguns dos evacuados que desejam vir ao Japão.
O governo também está trabalhando para garantir acomodações para aqueles que optarem por ficar no Japão e ajudará a cobrir suas despesas de subsistência.
- EUA e Coreia do Sul adiam parte dos exercícios militares para setembro - 8 de agosto de 2025 8:55 am
- Alerta de emergência para forte chuva emitido para província de Kagoshima - 8 de agosto de 2025 8:35 am
- Ex-funcionário da Tokyo Electron envolvido em caso de espionagem na TSMC - 8 de agosto de 2025 8:18 am