Milhares de pessoas protestam contra a crise econômica no Sri Lanka
A população do Sri Lanka realizou um protesto em meio à crescente frustração causada pelo sério impacto da inflação e da escassez de itens essenciais.
Devido ao declínio das reservas estrangeiras do país, os cingaleses estão sofrendo uma inflação dramática e escassez de combustível e medicamentos. As frequentes quedas de energia forçam as pessoas a ficarem sem eletricidade por até 13 horas por dia.
A agência de notícias Associated Press relata que milhares de manifestantes se reuniram no centro da maior cidade do país, Colombo, no sábado (9).
A multidão, incluindo jovens e idosos, protestou por mais de seis horas, segurando a bandeira nacional e cartazes exigindo a saída do Presidente, Gotabaya Rajapaksa. Eles disseram que o governo é responsável pela crise econômica.
Uma mulher acompanhada de sua filha adulta disse que eles não têm gás e eletricidade agora e querem que o presidente se saia.
Um homem, de 39 anos, que participou da manifestação pela primeira vez, disse que se juntou ao protesto porque não havia outra maneira de expressar a raiva das pessoas. Ele acrescentou que o governo deveria encontrar alguém para tomar conta da situação se não puder lidar com ela.
Um estado de emergência, temporário, em todo o país havia sido instaurado após um confronto entre manifestantes e policiais perto da residência do presidente em 31 de março.
- Stellantis investirá US$ 13 bi para ampliar produção nos EUA - 16 de outubro de 2025 6:31 am
- Empresário dos EUA apoia pesquisa japonesa contra o câncer - 16 de outubro de 2025 6:09 am
- Dados de políticos australianos vazam na internet - 16 de outubro de 2025 5:57 am