7 C
Kóka
sexta-feira, 14 novembro, 2025 11:21: am
spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

Líderes mundiais reagem à mensagem de Zelenskyy da ONU

Líderes em todo o mundo estão reagindo à mensagem transmitida pelo presidente ucraniano, Volodymyr Zelenskyy, ao Conselho de Segurança das Nações Unidas. O presidente disse que a Rússia deve ser responsabilizada pelo que ele classifica como "crimes de guerra".

spot_img

Líderes mundiais reagem à mensagem de Zelenskyy da ONU

Líderes em todo o mundo estão reagindo à mensagem transmitida pelo presidente ucraniano, Volodymyr Zelenskyy, ao Conselho de Segurança das Nações Unidas. O presidente disse que a Rússia deve ser responsabilizada pelo que ele classifica como “crimes de guerra”.

Em sua mensagem em vídeo nesta terça-feira (5), Zelenskyy disse que o poder de veto da Rússia na ONU permite que “o mal permaneça impune”.

Zelenskyy acusou os soldados russos de matar qualquer pessoa que eles vissem, inclusive mulheres e crianças. Ele disse: “Como resultado das ações russas, os crimes de guerra mais terríveis desde a Segunda Guerra Mundial foram cometidos em território ucraniano”.

O embaixador russo na ONU, Vassily Nebenzia, apontou o dedo de volta para as tropas ucranianas. Ele afirmou que os ucranianos estão torturando e matando prisioneiros de guerra russos, e usando civis como escudos humanos.

Mas o primeiro-ministro britânico, Boris Johnson, apelou diretamente para o povo russo na terça-feira. Ele pediu para que compartilhassem informações sobre os assassinatos na Ucrânia.

Johnson disse: “Tudo o que você precisa é de uma conexão VPN para acessar informações independentes de qualquer lugar do mundo”. E quando você encontrar a verdade, compartilhe-a”.

Enquanto isso, pelo menos 16 países anunciaram que estão expulsando mais de 300 diplomatas e funcionários russos. A medida inclui muitos países da União Européia, como França e Alemanha.

E na Rússia, o regulador de comunicações do país exigiu que a Wikipédia remova informações sobre a situação na Ucrânia.

As autoridades acusam o site de postar detalhes falsos sobre o que a Rússia chama de sua “operação militar especial”. O site poderia ser multado em até 48.000 dólares se não apagar tais postagens.

Radio Shiga
Siga-nos
Últimos posts por Radio Shiga (exibir todos)
SourceNHK

Artigos relacionados

ÁSIA

spot_imgspot_img