Líderes mundiais acusam a Rússia de assassinatos de civis na Ucrânia
Os líderes mundiais estão respondendo às informações de que muitos corpos civis foram encontrados nos subúrbios de Kyiv, capital da Ucrânia, após a retirada das tropas russas.
O presidente francês, Emmanuel Macron, escreveu em um post no Twitter que imagens da cidade libertada de Bucha mostram centenas, do que ele classificou como “covardes assassinatos de civis nas ruas”. Ele disse que as imagens são insuportáveis. Macron acrescentou que as autoridades russas devem ser consideradas responsáveis pelos crimes.
O primeiro-ministro italiano, Mario Draghi, disse em uma declaração que a crueldade dos massacres de civis desarmados é terrível e insuportável. Ele disse que as autoridades russas devem cessar imediatamente a violência contra os civis e ser responsabilizadas pelo que aconteceu.
O Secretário Geral da ONU, Antonio Guterres, disse em uma declaração que ele está “profundamente chocado com as imagens de civis mortos em Bucha”. Ele disse: “É essencial que uma investigação independente leve a uma efetiva responsabilização”.
Enquanto isso, a vice-primeira-ministra ucraniana, Iryna Vereshchuk, disse aos repórteres neste domingo (3), que as tropas russas tinham mantido cativos 11 líderes de comunidades de Kyiv, Kherson, Kharkiv e outras regiões.
Ela disse que o governo ucraniano exigirá a libertação dos prefeitos e de outros civis através da Cruz Vermelha e de outras organizações internacionais.
- B-21 Raider realiza primeiro voo com sucesso nos EUA - 3 de julho de 2025 8:50 am
- Onda de forte calor atinge grande parte do Japão - 3 de julho de 2025 8:33 am
- Trump diz que trégua de 60 dias em Gaza segue incerta - 3 de julho de 2025 8:20 am