Johnson encontrou-se com Zelenskyy em Kyiv
O primeiro ministro britânico, Boris Johnson, encontrou-se com o presidente ucraniano, Volodymyr Zelenskyy, em Kyiv e prometeu mais assistência militar.
Johnson fez a visita sem aviso prévio à mídia no sábado (9). Zelenskyy o cumprimentou em inglês.
O gabinete do primeiro-ministro britânico informou que Johnson estabeleceu uma nova assistência militar de 120 veículos blindados e novos sistemas de mísseis anti-navio.
Isto se soma a cerca de 130 milhões de dólares de apoio militar que Johnson anunciou na sexta-feira (8).
Em uma mensagem de vídeo divulgada após a reunião, Johnson descreveu o que o presidente russo, Vladimir Putin, tem feito em lugares como Bucha e Irpin como crimes de guerra.
Ele disse que a retirada das forças russas é tática e Putin vai intensificar a pressão agora em Donbas e no leste.
Zelenskyy expressou sua gratidão pelo apoio do Reino Unido. Ele também exortou a Grã-Bretanha e outros países a intensificar as sanções contra a Rússia e a proibir totalmente as exportações de energia da Rússia.
Johnson andou pela cidade com Zelenskyy e disse àqueles que encontrou na rua que a Grã-Bretanha apoiará o povo ucraniano.
Sua visita é vista como uma demonstração de solidariedade com a Ucrânia após uma visita semelhante da Presidente da Comissão Européia, Ursula von der Leyen, e do Diretor de Política Externa da UE, Josep Borrell, na sexta-feira (8).
- Lawson criará 100 lojas como centros de resposta a desastres - 16 de outubro de 2025 7:52 am
- Agência Meteorológica do Japão falha em prever 30% das chuvas intensas em 2025 - 16 de outubro de 2025 7:42 am
- Stellantis investirá US$ 13 bi para ampliar produção nos EUA - 16 de outubro de 2025 6:31 am