Japão usará aviões da SDF para enviar suprimentos de emergência para vizinhos da Ucrânia
O governo do Japão aprovou formalmente um plano para utilizar aeronaves da Força de Auto-Defesa para enviar suprimentos de emergência para os países vizinhos da Ucrânia.
O Alto Comissariado da ONU para Refugiados informa que mais de 5 milhões de pessoas da Ucrânia fugiram para os países vizinhos enquanto a Rússia continua sua invasão. Os evacuados estão lutando para obter suprimentos diários.
Em resposta ao pedido de ajuda do ACNUR, o Japão aprovou nesta quinta-feira (28), um plano, como parte das operações internacionais de ajuda humanitária, em conformidade com a Lei de Cooperação Internacional para a Paz, do país.
De acordo com o plano, aeronaves de transporte da Força de Auto-Defesa serão enviadas para a Polônia e Romênia cerca de uma vez por semana, do início de maio até o final de junho, após a coleta de cobertores e outros suprimentos armazenados nos Emirados Árabes Unidos.
Esta será a sexta vez que aviões da Força de Autodefesa serão usados para transportar suprimentos de ajuda humanitária para o exterior. A última vez foi em 2003, quando eles ajudaram os evacuados do Iraque.
O governo japonês havia, inicialmente, planejado carregar suprimentos também na Índia, mas decidiu apenas fazer escalas nos Emirados Árabes Unidos depois que a Índia se recusou a aceitar aviões da Força de Auto-Defesa.
- Mianmar expulsa enviado de Timor‑Leste após disputa diplomática - 18 de fevereiro de 2026 1:00 am
- Campanha eleitoral começa no Nepal após levante popular - 18 de fevereiro de 2026 12:52 am
- Ritual do fogo em Akita pede boa colheita no novo ano - 18 de fevereiro de 2026 12:48 am




















