Japão expulsará 8 diplomatas russos
O Ministério das Relações Exteriores do Japão anunciou a expulsão de oito diplomatas da embaixada russa e do escritório de representação comercial do país.
A Secretária de Imprensa, Ono Hikariko, anunciou a medida na sexta-feira (8).
Ela disse que o vice-ministro, Mori Takeo, convocou o embaixador russo, Mikhail Galuzin ,no início do dia para informá-lo da decisão.
Mori teria dito ao embaixador que os assassinatos de muitos civis inocentes na Ucrânia são graves violações do direito internacional e representam crimes de guerra que são absolutamente intoleráveis.
Mori condenou as ações da Rússia e exigiu a retirada imediata de todas as tropas da Ucrânia.
A secretária de imprensa, Ono, disse que o lado russo foi informado de um prazo para que os diplomatas saíssem. Mas ela se absteve de divulgar os detalhes.
Perguntada sobre o impacto que a expulsão pode ter sobre os cidadãos japoneses na Rússia, Ono disse que não responderá a uma hipotética pergunta. Mas ela acrescentou que o Ministério das Relações Exteriores continuará a fazer o seu melhor para proteger os cidadãos japoneses e as atividades comerciais japonesas na Rússia.
A porta-voz do Ministério das Relações Exteriores russo, Maria Zakharova, disse a uma agência noticiosa estatal na sexta-feira (8), que Moscou dará a Tóquio uma “resposta apropriada” à decisão do Japão.
Várias nações européias também expulsaram os diplomatas russos. A Rússia indicou que tomará contra-medidas.
- Tribunais japoneses negam nacionalidade a descendentes filipinos - 13 de novembro de 2025 9:16 am
- Embaixada dos EUA alerta para ataques de ursos no Japão - 13 de novembro de 2025 9:06 am
- Tempestade Fung-wong deixa mortos e feridos nas Filipinas e Taiwan - 13 de novembro de 2025 6:25 am
















