Intensificam-se os ataques russos ao leste da Ucrânia
As forças russas intensificaram sua ofensiva em toda a Ucrânia oriental. Eles estão exigindo a rendição das tropas ucranianas na, estrategicamente importante, cidade portuária de Mariupol.
A Ucrânia diz que as próximas semanas serão cruciais e que as entregas de equipamentos militares ocidentais serão essenciais.
As tropas russas recém-desdobradas lançaram um ataque a uma enorme fábrica de aço em Mariupol.
A instalação está sendo usada como um refúgio pelas forças ucranianas, que dizem que os civis estão se abrigando no interior.
As forças ucranianas têm, até agora, ignorado as exigências de Moscou para depor suas armas e render-se à luta.
As autoridades ucranianas dizem que a cidade foi devastada pelo bombardeio da Rússia.
Falando exclusivamente à NHK online, a vice-ministra da Defesa, Hanna Maliar, disse: “Mariupol está em uma situação muito grave. As tropas russas destruíram a maior parte da cidade. Pode-se dizer que foi varrida da face da terra”.
Ela disse que os corredores humanitários precisam ser organizados para levar os civis ainda presos na cidade a um local seguro.
Em Kharkiv, outra cidade no leste da Ucrânia, pelo menos quatro pessoas foram mortas e mais de uma dúzia ficaram feridas em uma barragem de foguetes. Pelo menos 10 edifícios residenciais foram danificados.
Uma mulher em Kharkiv disse: “Ouvi uma enorme explosão. Os projéteis atravessaram e destruíram tudo”.
A emissora pública da Ucrânia tem relatado sobre a situação dos civis presos pelos combates.
Ela transmitiu um vídeo mostrando uma menina de 4 anos que está abrigada há mais de 50 dias.
- Japão amplia apoio à Ucrânia para restaurar patrimônio cultural - 11 de fevereiro de 2026 10:04 pm
- Opositor venezuelano é colocado em prisão domiciliar - 11 de fevereiro de 2026 9:58 pm
- Japão conquista bronze no salto misto em Milão-Cortina - 11 de fevereiro de 2026 9:54 pm
















