Guerra na Ucrânia entra em “outra etapa”
Os líderes russos dizem que a guerra na Ucrânia está entrando em “outra etapa”. O Ministro das Relações Exteriores, Sergey Lavrov, disse nesta terça-feira (19), que a ofensiva oriental será um momento importante no que os russos chamam de “operação especial”.
Os separatistas pró-russos lutam há anos pela independência das regiões de Donetsk e Luhansk. Os líderes russos concederam esse reconhecimento antes mesmo da invasão de suas tropas.
Agora, os russos estão pressionando pelo que Lavrov chamou de “libertação total das repúblicas de Donetsk e Luhansk”. Os russos destruíram a maior parte da cidade portuária de Mariupol, que fica em Donetsk.
A vice-ministra da Defesa da Ucrânia, Hanna Maliar, disse que Mariupol foi “varrida da face da terra”. Ela e outros líderes pediram mais ajuda militar aos aliados.
Combatentes ucranianos com o Batalhão Azov divulgaram vídeo do que disseram mostrando pessoas escondidas em uma siderúrgica. Eles disseram que mais de mil civis haviam se refugiado.
Os comandantes russos fizeram um ultimato aos que estavam na usina. Eles querem que eles deponham suas armas ou enfrentem as conseqüências.
Os russos já haviam feito uma oferta semelhante. Nem um único soldado ucraniano se rendeu.
- Idosos mantêm tradição de cordas de palha para Ano Novo - 14 de novembro de 2025 3:35 am
- Irã exibe mísseis usados em conflito contra Israel - 14 de novembro de 2025 1:57 am
- Tribunal de Pequim confirma pena de jornalista por espionagem - 14 de novembro de 2025 1:52 am

