G20 dividido sobre a Rússia
Os líderes do Grupo das 20 nações estão debatendo se querem autoridades russas em sua mesa. O Ministro das Finanças russo, Anton Siluanov, disse que participará da uma reunião com seus homólogos na próxima quarta-feira (20).
A Indonésia detém atualmente a presidência do G20. A agência de notícias Reuters cita as autoridades indonésias como dizendo que Siluanov planeja participar virtualmente quando os ministros das finanças e os presidentes dos bancos centrais se reunirem em Washington.
A secretária do Tesouro dos EUA, Janet Yellen, advertiu que os americanos não participarão se as autoridades russas comparecerem.
O Ministro das Finanças alemão, Christian Lindner, disse que a Rússia não é um país com o qual se possa interagir “como no passado”.
Os líderes indonésios têm mantido sua neutralidade. Eles disseram que estão considerando convidar um representante ucraniano para discutir “o impacto do conflito” em seu país.
Funcionários das Nações Unidas disseram que a guerra está causando “efeitos alarmantes em cascata” sobre a economia mundial, especialmente sobre os países em desenvolvimento.
As sanções ocidentais sobre a energia russa levaram a um salto nos preços do petróleo e do gás. O conflito também ameaçou a produção de algumas das principais exportações da Ucrânia, elevando os preços do trigo, cevada e óleo de girassol.
- Japão amplia apoio à Ucrânia para restaurar patrimônio cultural - 11 de fevereiro de 2026 10:04 pm
- Opositor venezuelano é colocado em prisão domiciliar - 11 de fevereiro de 2026 9:58 pm
- Japão conquista bronze no salto misto em Milão-Cortina - 11 de fevereiro de 2026 9:54 pm
















