Exercício militar Japão-EUA perto da fronteira ameaça a segurança, diz oficial russo
Um alto funcionário russo disse que um exercício entre as Forças de Autodefesa do Japão e os militares dos EUA perto da fronteira russa é uma ameaça à segurança do país.
O vice-ministro das Relações Exteriores russo, Igor Morgulov, falou em uma entrevista com a agência estatal russa de notícias RIA, na terça-feira (26).
A observação parece se referir ao exercício conjunto realizado pela Força de Autodefesa Marítima do Japão e a Marinha dos EUA no Mar do Japão no início deste mês. Um grupo de ataque dos EUA liderado pelo porta-aviões nuclear USS Abraham Lincoln participou do exercício.
Morgulov disse que a Rússia está avisando via canais diplomáticos que o Japão terá que se preparar para contra-medidas russas caso realize tais exercícios com mais freqüência.
A Rússia tem designado o Japão como um Estado “hostil” desde que se uniu a outros países ocidentais para impor sanções à Rússia por sua invasão da Ucrânia. A Rússia também declarou, unilateralmente, que está suspendendo as negociações bilaterais do tratado de paz com o Japão.
- Autoridades investigam assessor próximo de Zelenskyy - 29 de novembro de 2025 3:03 am
- Louvre aumenta ingresso para visitantes estrangeiros - 29 de novembro de 2025 2:58 am
- Japão destina verba recorde para controle de ursos - 29 de novembro de 2025 2:54 am

