Evacuados ucranianos se juntam à família em Osaka
Milhões de ucranianos fugiram de seu país em busca de segurança. Alguns vieram para o Japão. Vinte evacuados ucranianos chegaram em um avião do governo na terça-feira (5).
Viktorria Romashova fugiu de Kyiv com seu filho de 13 anos. Ela diz ser verdadeiramente grata por ter sido aceita pelo Japão.
Ela disse: “As pessoas nos receberam calorosamente, saudando-nos como família quando chegamos aqui no Japão. A guerra é realmente cruel”.
Os funcionários do aeroporto entregaram-lhes sacos de papel branco contendo girassóis e outras flores com as cores da bandeira ucraniana.
Eles se transferiram para um vôo doméstico com destino a Osaka.
Romashova foi para o portão de chegada. À espera estava sua mãe, Shigeyama Neri. Shigeyama é de Kyiv e veio para o Japão há 20 anos. Ela vive com seu marido japonês. Ela diz que quer agradecer a todos que ajudaram sua família.
Também estão sendo feitos esforços para ajudar os ucranianos no Japão a superar a barreira do idioma. Espera-se que um novo dicionário japonês-ucraniano compilado no website ajude a facilitar suas vidas.
Entre as palavras do dicionário estão termos relacionados à escola para crianças, tais como “sala de aula” e “ginásio”. O dicionário também inclui traduções em inglês.
A Japan Overseas Educational Services lançou o dicionário para iniciantes.
Você pode acessá-lo a partir do seguinte URL: https://www.joes.or.jp/cms/joes/img/news/yokosonihon20220404.pdf
- Irã exibe mísseis usados em conflito contra Israel - 14 de novembro de 2025 1:57 am
- Tribunal de Pequim confirma pena de jornalista por espionagem - 14 de novembro de 2025 1:52 am
- Governo da Índia trata explosão em Nova Délhi como ato terrorista - 14 de novembro de 2025 1:32 am

