9.7 C
Kóka
segunda-feira, 29 setembro, 2025 4:05: pm
spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

Evacuada ucraniana lembra atos de atrocidade dos soldados russos

Uma ucraniana que evacuou do norte do país para a Polônia diz ter testemunhado atrocidades cometidas por soldados russos.

spot_img

Evacuada ucraniana lembra atos de atrocidade dos soldados russos

Uma ucraniana que evacuou do norte do país para a Polônia diz ter testemunhado atrocidades cometidas por soldados russos.

Falando à NHK na quinta-feira (7), Tatyana Harkusha, de 26 anos, disse que ela e sua família deixaram sua cidade natal, Bucha, que fica perto da capital Kyiv, de carro, dois dias após a invasão russa da Ucrânia em fevereiro.

Harkusha disse que ela tinha visto um veículo envolto em chamas se movendo para trás. Afirmou que não conseguiu salvar as pessoas no carro, pois elas pareciam estar mortas.

Ela e sua família esperavam sobreviver e evacuar para um local seguro.

Levou duas semanas para que eles chegassem à Polônia, onde estão agora. Durante seu caminho de fuga, disse ela, juntamente com sua família, temia que pudessem ser mortos se fossem encontrados por russos.

Ela recordou histórias que tinha ouvido de um conhecido que permanecera em Bucha.

Ela disse que o conhecido contou a ela que várias pessoas haviam morrido devido à falta de comida e água enquanto se escondiam em abrigos por semanas.

Ela também citou seu conhecido como dizendo que alguns residentes perderam a vida quando tentaram transportar os corpos para o enterro, já que os soldados russos tinham colocado armadilhas nos cadáveres.

A testemunha disse a Harkusha que ele estava observando a rua da cidade enquanto se escondia atrás de uma cerca e viu um residente ser morto a tiros por um tanque. Ele disse que o pedestre foi morto sem nenhuma razão enquanto caminhava na rua.

Harkusha disse ter sido informada de que soldados russos mataram pessoas a tiros na frente de seus filhos. Os soldados então ameaçaram matar as crianças também, a menos que eles seguissem suas instruções.

Ela disse que se perguntava como as crianças poderiam sobreviver sem seus pais.

Ela disse, com raiva, que os soldados russos eram animais e que seus atos eram desumanos, desrespeitando vidas humanas.

Recordando a devastação em Bucha, ela disse que as forças russas arrasaram quase todas as casas e edifícios, e privaram a cidade de tudo.

Ela disse que as pessoas nem mesmo podem andar nos parques, pois os russos os minaram.

Ela disse que sua bela cidade natal foi apagada da face da Terra pelos russos, e que eles destruíram seus sonhos.
*** Translated with www.DeepL.com/Translator (free version) ***

 

Radio Shiga
Siga-nos
Últimos posts por Radio Shiga (exibir todos)
SourceNHK

Artigos relacionados

ÁSIA

spot_imgspot_img