Evacuada ucraniana aceita em escola de língua japonesa
Uma ucraniana evacuada expressou esperança para sua nova vida em uma escola de língua japonesa no Japão, antes de sua chegada programada ao país no final deste mês.
Yuliia Chepizhko será a primeira evacuada ucraniana a ser aceita pelo apoio japonês para estudantes ucranianos, um grupo de cerca de 30 escolas de língua japonesa em todo o Japão. Ela conversou com repórteres, on-line, na quarta-feira (6), de Varsóvia, na Polônia.
O grupo está fazendo os preparativos para aceitar cidadãos ucranianos deslocados como estudantes em suas escolas e dar-lhes aulas de língua japonesa de forma gratuita.
Chepizhko está agendada para participar da cerimônia de matrícula de uma escola de língua japonesa em Osaka na próxima semana.
Ela se mudou de Dnipro, na Ucrânia oriental, para Varsóvia. Ela disse que levou 26 horas para viajar de trem de Dnipro para Varsóvia.
Na Ucrânia, ela não conseguiu caminhar fora de casa. Mas agora, ela pode caminhar até doer as pernas.
Chepizhko estudou a língua japonesa na universidade porque está interessada em anime e manga do Japão.
Ela disse que decidiu participar do programa porque ele oferece uma oportunidade de estudar, acrescentando que quer trabalhar como professora de língua japonesa no futuro e produzir canções em japonês.
- Tribunais japoneses negam nacionalidade a descendentes filipinos - 13 de novembro de 2025 9:16 am
- Embaixada dos EUA alerta para ataques de ursos no Japão - 13 de novembro de 2025 9:06 am
- Tempestade Fung-wong deixa mortos e feridos nas Filipinas e Taiwan - 13 de novembro de 2025 6:25 am

