EUA venderão equipamentos de defesa aérea para Taiwan
Os Estados Unidos aprovaram um acordo para vender equipamentos relacionados ao sistema de defesa aérea Patriot para Taiwan.
O acordo proposto tem um valor de 95 milhões de dólares. Inclui treinamento, suporte e equipamento para operar o sistema, que é usado para interceptar mísseis de cruzeiro e aeronaves.
O anúncio ocorre em meio a tensões na região. O Ministério da Defesa de Taiwan diz que mais de 250 aeronaves militares chinesas entraram em sua zona de identificação de defesa aérea nos últimos meses. O número é o dobro do mesmo período do ano passado.
Autoridades da Defesa americana dizem que a venda fortalecerá a segurança de Taiwan e ajudará a manter a estabilidade política na região.
Observadores dizem que os EUA estão se tornando cada vez mais cautelosos com a China, que se recusou a condenar a Rússia por sua invasão da Ucrânia.
Oficiais em Pequim atacaram a ação dos EUA. O porta-voz do Ministério das Relações Exteriores chinês, Zhao Lijian, disse: “Esta venda de armas prejudicará seriamente as relações China-EUA, assim como a paz e a estabilidade através do Estreito de Taiwan. A China se opõe firmemente à decisão”.
O porta-voz disse que a China tomará o que ele chamou de “medidas resolutas” para proteger sua soberania e seus interesses de segurança.
- Tiroteio em escola no Canadá deixa ao menos nove mortos - 11 de fevereiro de 2026 9:07 pm
- Festival de Neve de Sapporo encerra edição com grande público - 11 de fevereiro de 2026 9:02 pm
- Ministro japonês discute primeira fase de investimento nos EUA - 11 de fevereiro de 2026 8:16 pm
















