EUA e Coréia do Sul iniciarão exercícios militares conjuntos regulares nesta segunda-feira (18)
Os Chefes do Estado-Maior Conjunto da Coréia do Sul informaram que seus militares iniciarão exercícios conjuntos regulares com seu homólogo americano na segunda-feira (18), assumindo uma possível contingência na Península Coreana.
Eles disseram que os exercícios estão programados para durar até 28 de abril e envolverão simulações defensivas por computador com o objetivo de reforçar a capacidade de realizar operações militares. Eles não incluirão treinamento ao vivo envolvendo tropas.
A Coréia do Norte divulgou uma declaração no site de seu comitê para a reunificação pacífica, alegando que os exercícios visam realizar um ataque nuclear preemptivo no Norte. Disse que não há garantia contra a possibilidade de um confronto acidental poder se expandir para uma guerra total.
A declaração dizia que o Norte tem uma forte capacidade de dissuasão nuclear e que fará com que os invasores e provocadores que se dedicam a minar a paz na Península Coreana paguem o preço.
A Coréia do Norte tem, repetidamente, exigido o cancelamento dos exercícios conjuntos, dizendo que eles representam a política hostil dos dois países contra ela.
Os países estão em alerta máximo pois acreditam que Pyongyang poderá lançar mais mísseis balísticos ou conduzir seu sétimo teste nuclear.
- Empresas japonesas mantêm planos de investir na China - 11 de fevereiro de 2026 10:57 pm
- Japão amplia apoio à Ucrânia para restaurar patrimônio cultural - 11 de fevereiro de 2026 10:04 pm
- Opositor venezuelano é colocado em prisão domiciliar - 11 de fevereiro de 2026 9:58 pm
















