Equipe do Japão considera que a Moldávia precisa de ajuda contínua
A agência de refugiados da ONU estima que pelo menos 4,3 milhões de pessoas tenham fugido da Ucrânia desde o início da invasão russa. Uma equipe da agência de cooperação do Japão foi à Moldávia para avaliar o que pode ser feito para ajudar os evacuados da Ucrânia e do governo da Moldávia. O pequeno vizinho da Ucrânia tem o maior número de refugiados per capita da Europa.
A equipe da Agência de Cooperação Internacional do Japão, ou JICA, chegou no dia 20 de março. Os membros visitaram centros de evacuação, assim como hospitais e outras instalações médicas.
Na sexta-feira (8), eles realizaram uma coletiva de imprensa on-line para discutir suas conclusões.
Um membro notou que os medicamentos importados da Ucrânia antes do início dos combates devem acabar em breve. Outro disse que os locais estão preocupados com a possibilidade de mais evacuados se a Rússia intensificar o conflito.
Kubo Tatsuhiko, o líder da equipe, disse que a capacidade médica do país é limitada. Alguns hospitais usam equipamentos que têm décadas de existência. Outros enfrentam escassez de mão de obra.
“Espero que cada contribuinte e todos nós continuemos observando a situação e trabalhando com pessoas da Moldávia e Ucrânia, assim como de outros países vizinhos”, disse Kubo.
Enquanto os membros da equipe faziam sua avaliação, eles também compartilharam o know-how do Japão na área de resposta a desastres naturais.
A JICA declara que utilizará os relatórios da equipe para ajudá-la a mapear a melhor maneira de continuar apoiando os evacuados e seus anfitriões.
- Eufrásia Neres é destaque no Sons do Brasil 522 - 29 de abril de 2025 9:08 am
- Putin agradece tropas da Coreia do Norte por apoio militar - 29 de abril de 2025 8:06 am
- Japão pede remoção total das novas tarifas de Trump - 29 de abril de 2025 6:29 am