Coréia do Norte celebra o 110º aniversário do nascimento do fundador do país Kim Il Sung
Esta sexta-feira marca o 110º aniversário do nascimento do fundador da Coréia do Norte, Kim Il Sung. A ocasião suscitou especulações de que Pyongyang poderia realizar um lançamento de mísseis balísticos ou um teste nuclear.
A Coréia do Norte considera o aniversário do nascimento do avô do atual ditador do país, Kim Jong Un, como um de seus feriados nacionais mais importantes. Pyongyang informa que o aniversário deste ano será comemorado em grande escala.
A Coréia do Norte realizou um desfile militar no centro de Pyongyang em 2012, quando celebrou o 100º aniversário do nascimento de Kim Il Sung.
Nessa ocasião, Kim Jong Un fez seu primeiro discurso público após se tornar o primeiro secretário do Partido dos Trabalhadores do governo poucos dias antes. Foi um novo título sinalizando sua liderança da nação e de seus militares.
Observadores dizem que a Coréia do Norte pode realizar um desfile militar para o 110º aniversário com a presença de Kim Jong Un e mostrar suas últimas armas para impulsionar o moral nacional.
A última vez que a Coréia do Norte realizou um desfile por seus militares regulares foi em janeiro de 2021, quando a manifestação apresentou armas incluindo o que se acreditava ser um novo tipo de míssil balístico lançado por submarinos.
A Coréia do Norte organizou desfiles militares em 2020 e 2021 antes do amanhecer ou à noite, com efeitos de iluminação.
Os observadores também dizem que a Coréia do Norte pode marcar o aniversário lançando um míssil balístico, possivelmente um com alcance intercontinental, ou realizando seu sétimo teste nuclear.
- Mídia internacional cita STF em alerta no Magnitsky Day - 1 de agosto de 2025 10:05 am
- Dois Generais brasileiros passam a residir na China como adidos - 1 de agosto de 2025 9:51 am
- Prefeitura de Koka treina equipe para dialogar com estrangeiros - 1 de agosto de 2025 9:25 am