Combates no leste da Ucrânia podem arrastar-se diz Pentágono
Um alto funcionário do Pentágono afirmou que os combates no leste da Ucrânia podem se arrastar por algum tempo, pois tanto as forças russas quanto as ucranianas estão familiarizadas com o terreno e utilizam o fogo de longo alcance.
O oficial disse, nesta sexta-feira (29), que a Rússia está tentando pressionar os ucranianos do norte, sul e leste, e as tropas que tinham sido destacadas na cidade de Mariupol, no sudeste do país, estão se movendo para o norte.
O funcionário do Departamento de Defesa dos EUA também disse que as tropas russas estão se movendo para o sul, vindo de Izyum, na região de Kharkiv, mas enfrentando uma resistência feroz dos ucranianos.
O presidente ucraniano, Volodymyr Zelenskyy, disse em um vídeo divulgado na sexta-feira que a situação na região de Kharkiv é difícil. Mas, disse que os militares e a inteligência ucraniana estão tendo um importante sucesso tático.
Ele também disse que os constantes ataques russos à infra-estrutura e áreas residenciais na região de Donbas mostram que a Rússia quer tornar a área inabitável.
Ele prosseguiu dizendo que a defesa ucraniana está, literalmente, “lutando pela vida”.
Em uma entrevista na mídia polonesa, o presidente disse que não pode confiar na Rússia porque ela tem, repetidamente, quebrado suas promessas.
Ele também disse que uma pessoa decide tudo na Rússia, e falar com essa pessoa e chegar a um acordo é a única maneira de cumprir as promessas.
Ele acrescentou que há um grande risco de que as conversações de paz com Moscou terminem.
O Ministro das Relações Exteriores russo, Sergey Lavrov, afirmou que as conversações de cessar-fogo estão paradas porque a posição da Ucrânia é incoerente.
Falando à estação de televisão por satélite do Oriente Médio Al Arabiya, Lavrov acusou o lado ucraniano de estar brincando.
O ministro argumentou que a Ucrânia mudou sua demanda em relação a uma proposta de estrutura de segurança acordada em março.
A proposta garantiria a segurança da Ucrânia sem a adesão à OTAN.
- Eufrásia Neres é destaque no Sons do Brasil 522 - 29 de abril de 2025 9:08 am
- Putin agradece tropas da Coreia do Norte por apoio militar - 29 de abril de 2025 8:06 am
- Japão pede remoção total das novas tarifas de Trump - 29 de abril de 2025 6:29 am