Biden visitará o Japão e a Coréia do Sul em Maio
A Casa Branca anunciou que o Presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, visitará o Japão e a Coréia do Sul no próximo mês.
A secretária de imprensa da Casa Branca, Jen Psaki, divulgou uma declaração nesta quarta-feira (27), dizendo que Biden visitará os dois aliados dos EUA de 20 a 24 de maio. Será a primeira viagem de Biden à Ásia como presidente.
No Japão, Biden fará uma reunião com o primeiro-ministro, Kishida Fumio, e participará de uma cúpula do grupo Quad, que inclui o Japão, os EUA, Austrália e Índia.
Na Coréia do Sul, Biden se reunirá pela primeira vez com o Presidente eleito, Yoon Suk-yeol, que será empossado no dia 10 de maio.
A declaração da Casa Branca diz que esta viagem fará avançar o “compromisso sólido” da administração com um tratado Indo-Pacífico livre e aberto e com as alianças dos EUA com o Japão e a Coréia do Sul.
E acrescenta: “Os líderes discutirão oportunidades para aprofundar nossas relações vitais de segurança, melhorar os laços econômicos e expandir nossa estreita cooperação”.
A administração Biden pretende destacar seu contínuo envolvimento na região Indo-Pacífico e seu foco no trabalho com seus aliados asiáticos. Considera a China seu maior concorrente, mesmo quando a Rússia continua sua ofensiva militar na Ucrânia.
- Mianmar expulsa enviado de Timor‑Leste após disputa diplomática - 18 de fevereiro de 2026 1:00 am
- Campanha eleitoral começa no Nepal após levante popular - 18 de fevereiro de 2026 12:52 am
- Ritual do fogo em Akita pede boa colheita no novo ano - 18 de fevereiro de 2026 12:48 am




















