Ataque de mísseis russos contra Kyiv humilham a ONU diz Zelenskyy
O presidente ucraniano, Volodymyr Zelenskyy, afirmou que cinco mísseis russos atingiram Kyiv imediatamente após suas conversações com o secretário-geral da ONU, Antonio Guterres, na capital.
Zelenskyy fez os comentários em uma mensagem em vídeo divulgada na quinta-feira (29). Ele disse que os ataques dizem muito sobre os esforços da liderança russa para humilhar a ONU, o que, segundo ele, requer uma resposta forte.
Ele criticou a Rússia, dizendo que seu bombardeio de Mariupol não parou mesmo quando o Secretário Geral da ONU estava realizando negociações em Moscou.
Ele acrescentou que este é um crime de guerra cometido pelos militares russos, literalmente, em frente ao mundo inteiro. A respeito de suas conversas com Guterres, ele disse que prestaram muita atenção em salvar pessoas na cidade sitiada de Mariupol.
Ele disse acreditar que, com a ajuda da ONU, será possível organizar uma missão de evacuação. Afirmou que a Ucrânia está pronta para estes passos, mas que também é necessário que o lado russo faça, realmente, o que diz.
No início desta semana, o chefe da ONU e presidente russo Vladimir Putin concordaram, em princípio, que a ONU estará envolvida na evacuação dos civis de Mariupol.
- Presidente do Irã, Pezeshkian, diz que governo está pronto para ouvir população - 12 de fevereiro de 2026 2:24 am
- Ogawa e Shina anunciam candidatura à liderança do CRA - 12 de fevereiro de 2026 2:05 am
- China continua testando todos os limite ao invadir águas territoriais japonesas nas Ilhas Senkaku - 12 de fevereiro de 2026 12:12 am
















