Zelenskyy apela para que a UE conceda a adesão à Ucrânia
O presidente ucraniano, Volodymyr Zelenskyy, instou a União Européia a admitir a Ucrânia no bloco, dizendo que seu país também está lutando pela UE.
Zelenskyy proferiu um discurso online em uma sessão do Parlamento Europeu na terça-feira (1). Ele fez uma proposta oficial para a admissão de seu país na UE no dia anterior.
Ele disse que seu povo está lutando não apenas por seu país e pela liberdade, mas também pela adesão à UE. Ele disse que a Ucrânia ficaria isolada sem a UE.
Zelenskyy enfatizou que seu país provou sua força, e pediu aos membros da UE que provassem que estão juntos com a Ucrânia.
A Presidente da Comissão Européia Ursula von der Leyen disse: “Hoje, a UE e a Ucrânia já estão mais próximas do que nunca”.
Ela acrescentou “ainda há um longo caminho pela frente. Temos que acabar com esta guerra. E devemos conversar sobre os próximos passos”.
Ela indicou seu apoio à admissão ucraniana, dizendo “Ninguém neste hemiciclo pode duvidar que um povo que se ergue tão corajosamente por nossos valores europeus pertença à nossa família européia”.
O porta-voz presidencial russo, Dmitry Peskov, falou na terça-feira (1), aos meios de comunicação sobre a candidatura da Ucrânia à adesão à UE.
Ele disse: “A União Européia não é um bloco político-militar”, e “no que diz respeito à estabilidade estratégica, esta questão é de natureza diferente”.
Ele acrescentou que este processo deve ser visto separadamente.
A Rússia exigiu um status neutro para a Ucrânia a fim de impedir que o país adira à aliança da OTAN.
- Tailândia e Camboja iniciam diálogo sobre fronteira - 4 de agosto de 2025 8:44 am
- China e Rússia iniciam exercícios navais no Mar do Japão - 4 de agosto de 2025 8:28 am
- Brasil registra atos em 37 cidades contra Lula, Moraes e por anistia - 4 de agosto de 2025 4:24 am