Secretário Geral da ONU preocupado com “perspectiva de conflito nuclear”
O secretário-geral das Nações Unidas expressou preocupação, nesta segunda-feira (14), sobre a perspectiva da invasão russa da Ucrânia, levando a um conflito nuclear.
O Secretário Geral, Antonio Guterres, expressou suas preocupações aos repórteres na sede da ONU, em Nova York. Ele se referiu às ordens dadas pelo presidente russo, Vladimir Putin, para colocar as forças de dissuasão de seu país, que incluem armas nucleares, em alerta máximo.
Guterres considerou o movimento um “desenvolvimento assustador”. Ele disse: “A perspectiva de um conflito nuclear, antes impensável, está agora de volta ao reino das possibilidades”.
Guterres disse que tem estado em contato próximo com países como China, França, Alemanha, Índia, Israel e Turquia, para discutir os esforços de como acabar com a guerra.
Reiterando os apelos para uma cessação imediata das hostilidades, o chefe da ONU acrescentou: “Nunca é tarde demais para a diplomacia e o diálogo”.
Guterres também disse que as Nações Unidas alocarão um adicional de 40 milhões de dólares de seu Fundo Central de Resposta a Emergências, para entregar alimentos, água e outras ajudas para salvar vidas na Ucrânia.
- EUA e Coreia do Sul adiam parte dos exercícios militares para setembro - 8 de agosto de 2025 8:55 am
- Alerta de emergência para forte chuva emitido para província de Kagoshima - 8 de agosto de 2025 8:35 am
- Ex-funcionário da Tokyo Electron envolvido em caso de espionagem na TSMC - 8 de agosto de 2025 8:18 am