Rússia sequestra outro prefeito na Ucrânia
O Ministro das Relações Exteriores da Ucrânia, Dmytro Kuleba, informa que as tropas russas raptaram outro prefeito na região sudeste de Zaporizhzhia, no país.
Kuleba tweetou no domingo (13): “Hoje, criminosos de guerra russos raptaram outro prefeito ucraniano democraticamente eleito, Dniprorudne Yevhen Matveyev”.
As autoridades ucranianas anunciaram, na sexta-feira (11), que o prefeito de Melitopol, também na região de Zaporizhzhia, havia sido sequestrado pelas forças russas.
O governo ucraniano declarou no sábado que mais de 2.000 cidadãos se manifestaram diante da prefeitura, que havia sido tomada pela Rússia, pedindo a libertação do prefeito.
Josep Borrell, chefe da política externa da UE, no domingo (13), tweetou que a União Eueropeia condena veementemente os seqüestros.
Borrell escreveu: “É mais um ataque às instituições democráticas na Ucrânia e uma tentativa de estabelecer estruturas governamentais alternativas ilegítimas em um país soberano”.
O Presidente do Conselho Europeu, Charles Michel, também tweetou: “Tais seqüestros e outras pressões sobre as autoridades locais da Ucrânia são outra flagrante violação do direito internacional”.
- Falta de mão de obra reduz entregas de onigiri no Japão - 12 de fevereiro de 2026 9:25 pm
- Analistas preveem expansão do PIB japonês no fim de 2025 - 12 de fevereiro de 2026 9:21 pm
- China rejeita acusações dos EUA sobre testes nucleares - 12 de fevereiro de 2026 9:15 pm
















