Rússia poderá usar armas químicas sob falsos pretextos, diz Blinken
O Secretário de Estado norte-americano, Antony Blinken, disse que a Rússia pode usar uma armas químicas, e depois culpar falsamente a Ucrânia, para justificar a escalada de seus ataques ao povo ucraniano.
Blinken fez a observação em uma conferência de imprensa na quinta-feira (17). Ele disse: “Fabricar eventos e criar falsas narrativas de genocídio para justificar um maior uso da força militar é uma tática que a Rússia já utilizou antes”.
O secretário de Estado acrescentou que concorda, pessoalmente, com o Presidente Joe Biden, que recentemente chamou o Presidente russo Vladimir Putin de “criminoso de guerra”.
Blinken referiu-se aos recentes ataques da Rússia a teatros e hospitais no leste da Ucrânia em Mariupol. Muitas pessoas se refugiaram nesses lugares. Ele disse: “Atingir intencionalmente os civis é um crime de guerra”.
Blinken revelou que especialistas americanos estão no processo de documentar e avaliar ações na Ucrânia que poderiam constituir crimes de guerra.
Ele acrescentou: “Vamos garantir que nossas descobertas ajudem os esforços internacionais para investigar crimes de guerra e responsabilizar os culpados”.
O secretário de Estado disse que pretende cooperar com o Tribunal Penal Internacional, que investiga os crimes de guerra e os crimes contra a humanidade.
- Zelenskyy avança negociações com EUA para compra de armas - 29 de setembro de 2025 8:13 am
- Pânico em comício na Índia deixa ao menos 36 mortos - 29 de setembro de 2025 8:07 am
- Ex-ministro chinês é condenado à morte por corrupção - 29 de setembro de 2025 3:55 am