Rússia expande os ataques à Ucrânia ocidental
As forças russas, neste domingo (13), lançaram ataques aéreos a uma instalação militar ucraniana na parte ocidental do país, perto da fronteira com a Polônia, membro da OTAN. Pelo menos 35 pessoas foram mortas e mais de 130 outras ficaram feridas.
As autoridades militares da Ucrânia disseram que as forças russas lançaram o ataque aéreo ao Centro Internacional de Manutenção da Paz e Segurança de Yavoriv, a cerca de 30 quilômetros da fronteira com a Polônia. O governador local disse que mais de 30 mísseis foram disparados.
O ministro da Defesa ucraniano, Oleksii Reznikov, postou um tweet denominando isto como um “novo ataque terrorista à paz e à segurança perto da fronteira UE-NATO”.
O Ministério da Defesa da Rússia informa que foram usados mísseis de longo alcance de alta precisão no ataque. Diz que os alvos incluíam um local que armazenava um grande estoque de armas e equipamentos militares estrangeiros.
O ministério disse que o ataque de domingo (13), também atingiu um centro de treinamento onde, alegadamente, os combatentes estrangeiros receberam treinamento para combater as tropas russas. O ministério advertiu que a Rússia continuará a eliminar os mercenários estrangeiros que chegam à Ucrânia.
As tropas russas também estão se aproximando da capital Kyiv. Acredita-se que eles estejam avançando sobre a cidade em três direções. O Ministério da Defesa da Rússia disse neste domingo (13), que suas tropas destruíram mais de 3.600 instalações e veículos militares ucranianos.
“A maior ameaça à Kyiv vem do norte”, disse o Ministro das Relações Exteriores da Ucrânia, Dmytro Kuleba. “A situação é tensa, mas está sob controle”. As pessoas em Kyiv estão, alegadamente, prontas para defender sua cidade. Os civis estão sendo ensinados a usar armas anti-tanque.
A mídia afiliada ao governo dos EUA informa que os residentes estão ficando sem coletes à prova de balas, capacetes e outros suprimentos. O governo ucraniano diz que cerca de 1.300 de seus soldados foram mortos desde o início da invasão russa.
- Idosos mantêm tradição de cordas de palha para Ano Novo - 14 de novembro de 2025 3:35 am
- Irã exibe mísseis usados em conflito contra Israel - 14 de novembro de 2025 1:57 am
- Tribunal de Pequim confirma pena de jornalista por espionagem - 14 de novembro de 2025 1:52 am
















