Rússia está divulgando informações falsas com alegações de armas biológicas diz Conselho de Segurança da ONU
Os membros do Conselho de Segurança das Nações Unidas acusaram a Rússia de divulgar informações falsas de que a Ucrânia está desenvolvendo armas biológicas.
O Conselho de Segurança se reuniu nesta sexta-feira (11), para discutir a alegação da Rússia de que a Ucrânia está operando laboratórios de armas biológicas com o apoio dos EUA. A reunião foi convocada a pedido da Rússia.
A Alta Representante da ONU para Assuntos de Desarmamento, Nakamitsu Izumi, disse na reunião que está “ciente das reportagens da mídia a respeito de alegações de programas de armas biológicas”. Mas ela acrescentou: “As Nações Unidas não têm conhecimento de nenhum programa de armas biológicas”.
Suas observações foram seguidas por uma barragem de críticas contra a Rússia por parte dos membros do Conselho de Segurança.
A Embaixadora Britânica da ONU, Barbara Woodward, disse: “Não devemos permitir que a Rússia abuse de seu assento permanente para espalhar desinformações e mentiras e impedir o propósito do Conselho de Segurança”.
A embaixadora da Irlanda na ONU, Geraldine Byrne Nason, criticou a alegação da Rússia como um ato prejudicial que mina o papel do Conselho de Segurança para proteger a paz e a segurança da comunidade internacional.
A embaixadora dos EUA na ONU, Linda Thomas-Greenfield, disse: “A intenção por trás destas mentiras parece clara”. Ela expressou sérias preocupações de que “a Rússia pode estar planejando usar agentes químicos ou biológicos contra o povo ucraniano”.
- Festival de guizos de porcelana encanta em Saga - 18 de junho de 2025 8:11 am
- Taiwan testa drones marítimos em evento tecnológico - 18 de junho de 2025 8:06 am
- Japão descarta risco de tsunami após erupção na Indonésia - 18 de junho de 2025 8:00 am