Putin assina lei para ampliar a repressão da mídia
O presidente russo, Vladimir Putin, assinou nesta sexta-feira (4), um projeto de lei com o objetivo de reforçar os controles da mídia, em meio à invasão em curso do país na Ucrânia.
O novo projeto de lei estabelece sanções para indivíduos e organizações que, intencionalmente, divulgam informações falsas sobre as atividades militares russas.
O Kremlin parece estar intensificando a censura, ao mesmo tempo em que reprime a dissidência dentro do país.
As autoridades russas já fecharam alguns veículos de mídia independentes, alegando que espalham notícias falsas sobre civis ucranianos mortos pelas forças russas.
Na sexta-feira (4), a BBC suspendeu suas atividades de reportagem na Rússia, citando preocupações com a segurança do pessoal.
A repressão também afetou a mídia social, com a agência de comunicação russa bloqueando o Facebook na sexta-feira(4).
Autoridades da agência disseram que a operadora Meta Platforms tem perseguido atos discriminatórios contra a mídia russa desde outubro de 2020. Eles apontaram que a Meta está restringindo o acesso aos websites das fontes de notícias filiadas ao governo russo.
A mídia americana sugere que o bloqueio do Facebook pela Rússia foi desencadeado pela crescente oposição interna à invasão da Ucrânia.
- Japão enfrenta nova onda de calor extremo com até 39°C - 3 de agosto de 2025 9:58 am
- Navios chineses invadem águas japonesas em Okinawa - 3 de agosto de 2025 1:56 am
- Trump posiciona submarinos nucleares após ameaça russa - 3 de agosto de 2025 1:45 am