Navios da Marinha russa vistos atravessando o Estreito de Tsugaru no norte do Japão
O Ministério da Defesa do Japão informa que quatro embarcações da Marinha russa atravessaram o Estreito de Tsugaru, entre a ilha principal do Japão, Honshu e Hokkaido, no norte. O ministério diz que os navios podem estar transportando tropas e veículos a serem enviados para a Ucrânia.
O ministério diz que a Força Marítima de Auto-Defesa avistou dois navios de desembarque de tanques russos no Oceano Pacífico, cerca de 70 quilômetros a leste-nordeste de Shiriyazaki, na província de Aomori, na noite de terça-feira (15).
Dois outros navios russos de desembarque também foram confirmados no Pacífico, cerca de 220 quilômetros a leste-nordeste de Shiriyazaki, na quarta-feira (16) de manhã.
Oficiais do ministério dizem que os quatro navios passaram, mais tarde, pelo Estreito de Tsugaru para alcançar o Mar do Japão.
O Estreito é uma hidrovia internacional onde navios estrangeiros, incluindo navios de guerra, são autorizados a navegar.
Uma foto divulgada pelo ministério mostra um dos navios russos carregando o que parecem ser múltiplos veículos militares em seu convés.
O ministério diz que a Rússia está mobilizando tropas através de seus distritos militares em sua invasão da Ucrânia, e que veículos e soldados nestes navios poderiam ser destacados para a Ucrânia.
Os funcionários do ministério continuam a monitorar os movimentos das forças armadas russas perto do Japão.
- Incêndio interrompe festival de fogos em Yokohama - 5 de agosto de 2025 7:04 am
- Salário mínimo no Japão pode ultrapassar 1.000 ienes/hora - 5 de agosto de 2025 6:38 am
- Netanyahu intensificará ofensiva em Gaza - 5 de agosto de 2025 5:51 am