Navios da Marinha russa vistos atravessando o Estreito de Tsugaru no norte do Japão
O Ministério da Defesa do Japão informa que quatro embarcações da Marinha russa atravessaram o Estreito de Tsugaru, entre a ilha principal do Japão, Honshu e Hokkaido, no norte. O ministério diz que os navios podem estar transportando tropas e veículos a serem enviados para a Ucrânia.
O ministério diz que a Força Marítima de Auto-Defesa avistou dois navios de desembarque de tanques russos no Oceano Pacífico, cerca de 70 quilômetros a leste-nordeste de Shiriyazaki, na província de Aomori, na noite de terça-feira (15).
Dois outros navios russos de desembarque também foram confirmados no Pacífico, cerca de 220 quilômetros a leste-nordeste de Shiriyazaki, na quarta-feira (16) de manhã.
Oficiais do ministério dizem que os quatro navios passaram, mais tarde, pelo Estreito de Tsugaru para alcançar o Mar do Japão.
O Estreito é uma hidrovia internacional onde navios estrangeiros, incluindo navios de guerra, são autorizados a navegar.
Uma foto divulgada pelo ministério mostra um dos navios russos carregando o que parecem ser múltiplos veículos militares em seu convés.
O ministério diz que a Rússia está mobilizando tropas através de seus distritos militares em sua invasão da Ucrânia, e que veículos e soldados nestes navios poderiam ser destacados para a Ucrânia.
Os funcionários do ministério continuam a monitorar os movimentos das forças armadas russas perto do Japão.
- Japão apreende barco chinês após nova incursão ilegal - 13 de fevereiro de 2026 8:14 am
- Atletas seguem alvo de ataques online durante a Olimpíada de Inverno Milano Cortina - 13 de fevereiro de 2026 4:32 am
- Inteligência sul-coreana aponta filha de Kim como sucessora - 13 de fevereiro de 2026 4:20 am
















