Japão flexibilizará medidas do COVID-19 apesar de continuarem as preocupações
As autoridades japonesas informam que suspenderão, na próxima semana, as medidas de quase-emergência atualmente em vigor para manter o vírus chinês sob controle. Com o número diário de novos casos mais do que o dobro do pico da onda anterior, os especialistas estão preocupados que o vírus possa ressurgir sem um declínio significativo dos números.
Um médico de uma clínica de Tóquio visitou, nesta quinta-feira (17), os pacientes auto-isolandos em casa. A clínica tem continuado a receber pedidos de visitas domiciliares ao longo deste mês. As autoridades dizem que o número de pacientes, particularmente na adolescência até os 40 anos, tem aumentado.
Sekiya Sachiyo, médica da Clínica Green Forest Daikanyama, disse: “Alguns dos que receberam sua segunda vacinação há mais de seis meses e aqueles que não foram vacinados precisam ser hospitalizados, independentemente da idade, ou se têm condições de saúde subjacentes”.
Todas as 18 prefeituras que ainda estão cobertas pelo estado de quase-emergência voltarão ao normal, embora o ritmo de declínio dos casos tenha sido lento.
Na quinta onda, a média semanal de novos casos no Japão caiu mais de 90% em relação ao pico, em um período de mais de um mês. Mas na atual sexta onda, esse número caiu cerca de 45%, até quinta-feira (17), em um período de tempo semelhante.
Especialistas dizem que os atrasos na aplicação das doses de reforço e infecções entre as crianças são as principais causas do lento declínio.
Além disso, a primavera é a estação das reuniões do sakura, cerimônias de formatura e várias festas anuais que representam um risco potencial.
Wada Koji, professor da Universidade Internacional de Saúde e Bem-Estar Social, disse: “É crucial permanecer em alerta enquanto se reiniciam as atividades e aplicar doses de reforço para os mais jovens, o mais rápido possível”.
Enquanto isso, as forças armadas dos EUA no Japão revisaram sua recente decisão de não exigir máscaras em instalações militares, depois que preocupações foram levantadas pelo governo japonês.
O governo diz ter recebido um aviso do lado americano, na sexta-feira (18), de que recomendará que todo o pessoal use máscaras dentro de casa quando estiver em contato com os trabalhadores locais.
As autoridades sanitárias de todo o Japão confirmaram quase 50.000 novos casos na sexta-feira (18). O número total de infecções no país já ultrapassou seis milhões, apenas 18 dias após ter atingido cinco milhões.
- B-21 Raider realiza primeiro voo com sucesso nos EUA - 3 de julho de 2025 8:50 am
- Onda de forte calor atinge grande parte do Japão - 3 de julho de 2025 8:33 am
- Trump diz que trégua de 60 dias em Gaza segue incerta - 3 de julho de 2025 8:20 am