24.6 C
Kóka
quinta-feira, 7 agosto, 2025 2:57: am
spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
spot_img

Japão completa 11 anos desde o desastre de 2011

Esta sexta-feira marca o 11º aniversário do grande terremoto e tsunami que atingiu o leste e o nordeste do Japão, causando um grave acidente nuclear.

Japão completa 11 anos desde o desastre de 2011

Esta sexta-feira marca o 11º aniversário do grande terremoto e tsunami que atingiu o leste e o nordeste do Japão, causando um grave acidente nuclear.

Diversos eventos estão sendo realizados para homenagear as pessoas que morreram no desastre.

O terremoto, de magnitude 9,0, atingiu a costa do nordeste do Japão às 14h46 do dia 11 de março de 2011, provocando ondas de mais de 10 metros de altura.

As autoridades estimam em 18.423 o número de mortos e pessoas desaparecidas.

O número de evacuados cujas mortes foram certificadas como relacionadas ao desastre aumentou em 11 no último ano, para 3.786 até a quinta-feira (10).

Ainda havia 38.139 pessoas evacuadas em fevereiro, embora o número tenha diminuído.

O terremoto e o tsunami, assim como o conseqüente acidente nuclear, causaram sérios danos, particularmente, a 40 municípios das prefeituras de Iwate, Miyagi e Fukushima. Destes, 28 tiveram sua população reduzida em mais de 10% em comparação com antes do desastre.

Todos os residentes da cidade de Futaba, em Fukushima, ainda não podem voltar para casa. Espera-se que uma ordem de evacuação seja suspensa para parte da cidade em junho.

O isolamento entre os residentes das regiões afetadas é um problema. No ano passado, 72 pessoas morreram enquanto viviam sozinhas em habitações públicas em Miyagi, Iwate e Fukushima.

A NHK realizou um levantamento online das pessoas que vivem nas áreas costeiras das três prefeituras e em áreas que haviam sido evacuadas após o acidente nuclear. Foi-lhes perguntado com que freqüência conversaram sobre o desastre com outras pessoas este ano.

Quarenta e cinco por cento disseram que falaram menos sobre o assunto este ano do que no ano passado, enquanto apenas sete por cento disseram que falaram mais frequentemente sobre o assunto. Trinta e oito por cento disseram que a freqüência permaneceu inalterada.

A transmissão das lições do desastre de 2011 é um grande desafio para o Japão, que continua a enfrentar o risco de grandes terremotos.

As estimativas do governo sobre o pior cenário de desastres, divulgadas em dezembro passado, constataram que um grande terremoto e tsunami ao largo de Hokkaido poderia matar 100.000 pessoas, enquanto outro terremoto e tsunami ao largo de Iwate poderia matar 199.000.

 

SourceNHK

Artigos relacionados

ÁSIA

spot_imgspot_img