Japão aumentará as tarifas da Rússia e revogará o status de comércio preferencial
O governo japonês planeja apresentar um projeto de lei que aumentará as tarifas sobre algumas importações russas e retirará de Moscou o status de “nação comercialmente mais favorecida”. Isto faz parte de sanções adicionais sobre a invasão da Ucrânia pelo país.
O projeto de lei de revisão deverá ser apresentado na sessão atual da Dieta. O status de “nação comercialmente mais favorecida” é um dos princípios estabelecidos pela Organização Mundial do Comércio.
Sob ele, os membros são obrigados a aplicar o tratamento mais preferencial que dão a um parceiro comercial do que a todos os outros.
Quando o projeto de lei se tornar lei, a tarifa sobre o salmão russo e ovas de salmão subirá de 3,5% para 5%. Para os caranguejos, a tarifa vai de 4% para 6%.
A tarifa sobre a maioria dos produtos madeireiros aumentará de 4,8% para 8%. Espera-se que as taxas mais altas estejam em vigor até o final de março do próximo ano.
A medida proposta não afetará o gás natural liquefeito, o carvão, o petróleo cru e o metal precioso paládio porque eles são isentos de tarifas.
O Japão está tomando a medida junto com o Grupo de Sete nações para aplicar mais pressão sobre a Rússia.
- Irã exibe mísseis usados em conflito contra Israel - 14 de novembro de 2025 1:57 am
- Tribunal de Pequim confirma pena de jornalista por espionagem - 14 de novembro de 2025 1:52 am
- Governo da Índia trata explosão em Nova Délhi como ato terrorista - 14 de novembro de 2025 1:32 am
















