Forte terremoto de M7.4 atinge o nordeste do Japão
Um terremoto de magnitude 7,4 atingiu a costa nordeste do Japão no final da noite desta quarta-feira (16). A Agência Meteorológica emitiu um aviso de tsunami para as prefeituras de Fukushima e Miyagi. As autoridades estão solicitando que as pessoas fiquem longe da costa.
O terremoto ocorreu por volta das 23h36 e teve uma intensidade máxima de +6 na escala sísmica do Japão de zero a 7. A profundidade do foco é estimada em 57 quilômetros.
Os tremores foram sentidos em grande parte do leste do Japão. Um tsunami, de até um metro, poderia atingir as áreas costeiras das províncias de Fukushima e Miyagi.
Foram registradas ondas de até 30 centímetros no Porto de Ishinomaki, e 20 centímetros no Porto de Sendai, na Província de Miyagi.
Autoridades da Agência Meteorológica estão convocando as pessoas nas áreas afetadas a se manterem afastadas da costa. Municípios ao longo do Pacífico, na Prefeitura de Miyagi, emitiram ordens de evacuação para os residentes e estabeleceram abrigos.
As autoridades da cidade de Soma na Província de Fukushima confirmaram uma morte. Pelo menos 88 pessoas ficaram feridas.
Também houve relatos de danos estruturais e incêndios em toda a área afetada. O terremoto provocou apagões e interrompeu os serviços de trem.
- Alerta de calor extremo atinge quase todo o Japão - 5 de agosto de 2025 11:51 am
- Incêndio interrompe festival de fogos em Yokohama - 5 de agosto de 2025 7:04 am
- Salário mínimo no Japão pode ultrapassar 1.000 ienes/hora - 5 de agosto de 2025 6:38 am