Forças russas mudaram o foco para o leste da Ucrânia diz oficial do Pentágono
Um alto funcionário da defesa americana afirmou que as forças russas, aparentemente, pararam de avançar para Kyiv e mudaram seu foco principal para o leste da Ucrânia.
O oficial do Departamento de Defesa dos EUA disse na segunda-feira (28), que as forças russas ainda estão bombardeando Kyiv.
Mas o oficial disse que as tropas terrestres russas em torno da capital não se moveram em direção ao centro de Kyiv. O indivíduo acrescentou que não há sinal de que as tropas tenham feito qualquer avanço.
O oficial do Pentágono disse que as unidades mais próximas permanecem cerca de 15 a 20 quilômetros a noroeste da capital. As tropas russas situadas a cerca de 55 quilômetros de distância no lado nordeste também estão estacionadas.
Grupos armados pró-russos assumiram o controle de algumas áreas no leste da Ucrânia. Os militares russos aparentemente intensificaram suas atividades no terreno lá.
As tropas russas estão a cerca de 15 quilômetros a sudeste da cidade oriental de Izyum. As tropas têm feito avanços incrementais no leste da Ucrânia.
O oficial disse que os ucranianos estão mantendo as tropas russas à distância na cidade portuária de Mariupol. Mas os russos estão sitiando a cidade. Eles também estão bombardeandoo local.
O oficial do Pentágono citou duas possíveis razões para a decisão da Rússia de priorizar sua ofensiva no leste da Ucrânia.
Uma é que os russos querem cortar as forças ucranianas lá e prendê-las, de modo que as forças não podem defender outras áreas.
A outra é que poderia ser uma tentativa de ganhar vantagem na mesa de negociações, quando os dois lados se reúnem para discutir um cessar-fogo.
O oficial disse que as forças ucranianas reconquistaram dos russos a cidade nordeste ucraniana de Trostyanets. O oficial acrescentou que as forças também estão tentando ativamente retomar a cidade do sul de Kherson.
- Idosos mantêm tradição de cordas de palha para Ano Novo - 14 de novembro de 2025 3:35 am
- Irã exibe mísseis usados em conflito contra Israel - 14 de novembro de 2025 1:57 am
- Tribunal de Pequim confirma pena de jornalista por espionagem - 14 de novembro de 2025 1:52 am
















