EUA serão responsáveis pela defesa da Polônia, diz Biden
O Presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, se encontrou com o Presidente da Polônia, Andrzej Duda, e enfatizou que os Estados Unidos cumprirão sua responsabilidade como membro da OTAN para defender a Polônia.
Biden iniciou sua visita à capital polonesa, Varsóvia, no sábado (26).
No início da reunião, Biden enfatizou o compromisso dos EUA com a Polônia, referindo-se ao Artigo 5º da OTAN. A disposição estipula que se um membro da aliança for atacado, todos os outros membros virão em seu auxílio. Ele disse: “Tomamos como uma obrigação sagrada o Artigo Cinco…. e você pode contar com isso”.
Biden observou a importância da estabilidade na Europa para os EUA e para o resto do mundo.
Ele disse estar confiante que o Presidente russo, Vladimir Putin, contava em dividir a OTAN, separando o flanco oriental do ocidental. Mas Biden disse que Putin não foi capaz de fazer isso, observando que as tentativas da Rússia falharam diante do fato de a OTAN permanecer em segredo.
Biden também disse que os EUA pretendem receber 100.000 refugiados da Ucrânia e apoiar a Polônia na prestação de assistência humanitária.
Duda disse a Biden que o governo polonês decidiu aumentar o orçamento da defesa depois da invasão militar russa na Ucrânia. Ele pediu aos EUA que fornecessem armas de alto desempenho para a Polônia.
As relações entre os Estados Unidos e a Polônia têm sido tensas nas últimas semanas desde que Washington rejeitou a oferta de Varsóvia de entregar seus aviões de combate MiG-29 à Ucrânia por meio de uma base dos EUA na Alemanha.
Os dois líderes têm, agora, demonstrado solidariedade através desta reunião.
- Emerson Boy é atração do Sons do Brasil 536 na Rádio Shiga - 4 de agosto de 2025 12:07 pm
- Onda de calor perigosa persiste em várias regiões do Japão - 4 de agosto de 2025 11:42 am
- Navios chineses invadem novamente águas japonesas - 4 de agosto de 2025 11:36 am