Diretoria da AIEA denuncia a invasão russa
Os dirigentes da Agência Internacional de Energia Atômica – AIEA, aprovaram uma resolução condenando a invasão russa da Ucrânia. Eles estão instando Moscou a deixar a Ucrânia manter o controle de todas as suas instalações nucleares. O país tem um total de 15 reatores em quatro usinas.
A diretoria realizou uma reunião de emergência na quinta-feira (3), onde a resolução foi apoiada por uma maioria de países membros da AIEA.
No sudeste da Ucrânia, civis e trabalhadores das usinas estabeleceram um bloqueio para manter as tropas russas afastadas de uma das maiores usinas do país.
Um alto funcionário do Ministério do Interior escreveu na mídia social que poderia ocorrer um acidente como o de Chernobyl ou Fukushima se a usina fosse danificada pelas forças russas.
A Rússia se opôs à resolução da AIEA, juntamente com a China. Mikhail Ulyanov, enviado russo para a AIEA, disse à NHK que a Ucrânia não perdeu o controle de suas instalações nucleares. Ele acrescentou que a resolução da AIEA é um disparate baseado em motivação política.
- Emerson Boy é atração do Sons do Brasil 536 na Rádio Shiga - 4 de agosto de 2025 12:07 pm
- Onda de calor perigosa persiste em várias regiões do Japão - 4 de agosto de 2025 11:42 am
- Navios chineses invadem novamente águas japonesas - 4 de agosto de 2025 11:36 am