Crescem rumores da inadimplência da Rússia
Especula-se cada vez mais que a Rússia não pagará suas dívidas à medida que as sanções econômicas do Ocidente e seus aliados congelaram bilhões de dólares das reservas em moeda estrangeira do país.
A Rússia deverá pagar 117 milhões de dólares em juros sobre títulos soberanos nesta quarta-feira (16), e outras dívidas depois disso. Mas o país disse que cerca de 300 bilhões de dólares de suas reservas não podem ser utilizados devido às sanções.
O presidente russo, Vladimir Putin, assinou no início deste mês um decreto que permite, temporariamente, que os credores estrangeiros sejam pagos em rublos ao invés de moedas estrangeiras.
Mas as agências de classificação de crédito poderiam ver os pagamentos em rublos, cujo valor caiu drasticamente, como mudanças unilaterais nos termos, e considerá-lo como uma inadimplência, o que fará com que os investidores incorram em perdas.
Os analistas dizem que isto também reduzirá as opções do governo russo e das empresas russas para levantar dinheiro, dando um golpe na economia russa.
Após a invasão russa da Ucrânia, as principais agências de rating haviam reduzido a classificação de crédito dos títulos do governo russo em relação às preocupações de uma inadimplência por parte do país.
- EUA e Reino Unido firmam novo acordo comercial - 9 de maio de 2025 11:15 am
- Bill Gates promete doar fortuna até 2045 - 9 de maio de 2025 11:08 am
- Ucrânia denuncia 700 violações da trégua por Moscou - 9 de maio de 2025 11:02 am