Comboio da marinha russa passa pelo Estreito de Hokkaido no Japão
O Ministério da Defesa do Japão informa que seis embarcações navais russas passaram pelo estreito entre a prefeitura de Hokkaido e a ilha russa de Sakhalin.
O ministério diz que os navios da Força Marítima Japonesa de Auto-Defesa avistaram os navios de guerra russos no Mar de Okhotsk a cerca de 130 quilômetros a sudeste do Cabo Soya por volta da meia-noite de domingo (13).
Oficiais do ministério alegam que os seis navios incluíam um contratorpedeiro, um submarino e um navio de rastreamento de mísseis. Eles dizem que a frota russa passou, mais tarde, pelo Estreito de Soya para chegar ao Mar do Japão.
A marinha russa vem realizando grandes exercícios marítimos envolvendo mais de 20 navios de guerra em águas que incluem o Mar de Okhotsk desde fevereiro. Acredita-se que os seis navios tenham participado dos exercícios.
Um total de 10 navios da marinha russa foi confirmado que passaram pelo Estreito de Tsugaru entre Hokkaido e a ilha principal do Japão, Honshu, na quinta e sexta-feira.
O Ministério da Defesa da Rússia anunciou na última quinta-feira (10), que realizou um exercício militar envolvendo um sistema de mísseis terra-ar em uma cadeia de ilhas controladas pela Rússia e reivindicadas pelo Japão.
Oficiais do Ministério da Defesa japonês dizem que os militares russos parecem estar intensificando as atividades nas proximidades do Japão, em paralelo com sua invasão da Ucrânia. O ministério está analisando o propósito desses movimentos.
- Presidente do Irã, Pezeshkian, diz que governo está pronto para ouvir população - 12 de fevereiro de 2026 2:24 am
- Ogawa e Shina anunciam candidatura à liderança do CRA - 12 de fevereiro de 2026 2:05 am
- China continua testando todos os limite ao invadir águas territoriais japonesas nas Ilhas Senkaku - 12 de fevereiro de 2026 12:12 am
















