China acusa Taiwan de se aproveitar da crise na Ucrânia
A China acusou a administração da presidente de Taiwan, Tsai Ing-wen, de se aproveitar da crise da Ucrânia para provocar o confronto entre a China e Taiwan.
Zhu Fenglian, porta-voz do Escritório de Assuntos de Taiwan do Conselho de Estado da China, lançou as críticas em uma coletiva de imprensa na quarta-feira (16).
Zhu referiu-se a uma crescente sensação de preocupação entre as pessoas em Taiwan que traçam paralelos entre a invasão russa da Ucrânia e o que eles vêem como uma ameaça militar da China a Taiwan.
Zhu disse que o Partido Democrático Progressista de Taiwan está usando a questão da Ucrânia para tirar proveito das preocupações do povo. Ela disse que isso visa a independência de Taiwan.
A porta-voz também disse que as tentativas do partido de incitar o confronto e criar hostilidade contra Pequim não serão bem sucedidas.
Com relação à recusa do presidente dos EUA, Joe Biden, em enviar tropas à Ucrânia, Zhu disse que muitas pessoas em Taiwan aprenderam que os Estados Unidos não são confiáveis em tempos cruciais, pois priorizam seus próprios interesses.
Zhu disse que os membros do Partido Democrático Progressista estão tramando pela independência, tornando-se peões de forças externas que estão tentando segurar a China. Mas ela advertiu que o esforço colocará Taiwan em um caminho perigoso.
- Tailândia e Camboja iniciam diálogo sobre fronteira - 4 de agosto de 2025 8:44 am
- China e Rússia iniciam exercícios navais no Mar do Japão - 4 de agosto de 2025 8:28 am
- Brasil registra atos em 37 cidades contra Lula, Moraes e por anistia - 4 de agosto de 2025 4:24 am