Cerca de 100.000 pessoas ainda estão isoladas em Mariupol, diz Zelenskyy
O presidente ucraniano, Volodymyr Zelenskyy, afirmou que cerca de 100.000 pessoas continuam presas na cidade de Mariupol, que está sob intenso ataque da Rússia há mais de duas semanas.
Zelenskyy divulgou uma mensagem em vídeo nesta terça-feira (22). Ele disse que mais 7.000 pessoas foram capazes de evacuar de Mariupol.
Mas ele disse que os que ficaram para trás estão suportando condições desumanas. Ele disse que estão sujeitos a bombardeios e ataques aéreos regulares, e que não têm comida, água ou remédios suficientes.
O presidente disse que seu governo está tentando estabelecer rotas seguras de evacuação, mas toda tentativa foi frustrada pelas tropas russas.
Ele disse que os ataques aos corredores humanitários continuam apesar de um acordo entre a Ucrânia e a Rússia.
Zelenskyy disse que as negociações de paz on-line estão ocorrendo todos os dias e que as negociações são difíceis, mas estão progredindo passo a passo.
O presidente ucraniano também expressou esperança de que a comunidade internacional concorde em impor sanções mais duras à Rússia e fornecer mais apoio à Ucrânia.
Os líderes ocidentais estão programados para se reunir na Bélgica na quinta-feira (24), para as reuniões do Grupo dos Sete e da OTAN.
- Idosos mantêm tradição de cordas de palha para Ano Novo - 14 de novembro de 2025 3:35 am
- Irã exibe mísseis usados em conflito contra Israel - 14 de novembro de 2025 1:57 am
- Tribunal de Pequim confirma pena de jornalista por espionagem - 14 de novembro de 2025 1:52 am
















