Belarus restaurou a energia da usina nuclear de Chernobyl diz Rússia
Um alto funcionário do Ministério de Energia da Rússia disse, nesta quinta-feira (10), que a Belarus havia restaurado a eletricidade na usina nuclear de Chernobyl, no norte da Ucrânia.
A instalação, que está localizada perto de Belarus, está sob controle russo desde o final do mês passado.
O presidente bielorrusso, Alexander Lukashenko, disse ter emitido instruções para fornecer energia em resposta a um pedido do presidente russo, Vladimir Putin.
Mas o diretor geral da Agência Internacional de Energia Atômica – AIEA, Rafael Grossi, disse que não havia confirmado a restauração da energia elétrica. Ele disse que as comunicações com a usina de Chernobyl haviam sido “instáveis”.
O Ministro das Relações Exteriores da Ucrânia, Dmytro Kuleba, tweetou, nesta quarta-feira (10), que a usina havia “perdido todo o fornecimento de energia elétrica” depois que a rede de transmissão de energia para o local foi “danificada”. Ele também exortou a comunidade internacional a exigir que a Rússia “cesse o fogo e permita que as unidades de reparo restaurem o fornecimento de energia”.
Grossi, diretor da AIEA, divulgou uma declaração na quarta-feira. Ele disse que a AIEA concordou com o regulador da Ucrânia que a “desconexão da usina da rede não teria um impacto crítico sobre as funções essenciais de segurança no local”.
- Loja de carros de brasileiro sofre nova tentativa de furto - 7 de agosto de 2025 8:47 am
- SV & Alyssa Jane lançam “Our Game” com clima soultrônico - 7 de agosto de 2025 8:20 am
- Eric Hagen lança “Accuse Me” com alma e melancolia - 7 de agosto de 2025 7:48 am