36 C
Kóka
sexta-feira, 4 julho, 2025 3:53: am
spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
spot_img

Aumenta o ataque à civis na Ucrânia

As forças russas estão intensificando seus ataques contra a Ucrânia à medida que avançam em direção à capital Kyiv, com o aumento do número de vítimas civis.

Aumenta o ataque à civis na Ucrânia

As forças russas estão intensificando seus ataques contra a Ucrânia à medida que avançam em direção à capital Kyiv, com o aumento do número de vítimas civis.

Um funcionário do Departamento de Defesa dos EUA afirma que as tropas russas estão disparando mísseis e bombas sobre alvos na Ucrânia, de forma implacável. O oficial diz que mais de 710 mísseis foram lançados, a maioria deles de sistemas móveis implantados dentro da Ucrânia e da Rússia.

O oficial também informa que as tropas russas estão usando bombas não guiadas que são propensas a errar os alvos e eventualmente acabam aumentando os danos à infra-estrutura civil e causando mais vítimas civis.

Em meio a relatos de bombardeios intensificados contra a população civil, os meios de comunicação internacionais citam as autoridades ucranianas dizendo que 17 pessoas ficaram feridas em uma maternidade na cidade portuária de Mariupol durante um ataque aéreo russo.

O presidente ucraniano, Volodymyr Zelenskyy, tweetou na quarta-feira (9), que as pessoas, incluindo crianças, ainda estavam sob os escombros. Zelensky disse: “Quanto tempo mais o mundo será cúmplice, ignorando o terror? Fechem o espaço aéreo agora mesmo! Parem as matanças! Vocês têm poder, mas parecem estar perdendo a humanidade”.

O escritório de direitos humanos da ONU diz que, desde 8 de março, pelo menos 516 civis ucranianos, incluindo 37 crianças, haviam sido mortos desde o início da invasão russa. A maioria das mortes foi causada por mísseis e bombas. Um total de 908 pessoas foram feridas.

Washington recusou, categoricamente, qualquer plano de fornecer caças MiG à Ucrânia através de um segundo país. Os líderes poloneses se ofereceram para enviar caças de combate da era soviética para uma base aérea dos EUA na Alemanha.

O secretário de imprensa do Departamento de Defesa dos EUA, John Kirby, disse na quarta-feira (9): “A comunidade de inteligência avaliou que a transferência de caças MiG-29 para a Ucrânia pode ser equivocada, como uma escalada, e pode resultar em uma reação russa significativa, que pode aumentar as perspectivas de uma escalada militar com a OTAN”.

Kirby considerou-a um empreendimento de alto risco que não mudaria significativamente a eficácia das Forças Aéreas ucranianas.

Radio Shiga
Siga-nos
Últimos posts por Radio Shiga (exibir todos)
SourceNHK

Artigos relacionados

ÁSIA

spot_imgspot_img