As pessoas em Chernivtsi, na Ucrânia, organizam os materiais de socorro e aceitam os evacuados
As pessoas na cidade ucraniana de Chernivtsi estão ocupadas com a organização de medicamentos e outros suprimentos a serem entregues em zonas de conflito. A cidade também já aceitou cerca de 40.000 evacuados.
Chernivtsi está localizada a cerca de 40 quilômetros da fronteira com a Romênia e a cerca de 500 quilômetros da capital, Kyiv. Ela se tornou uma base para a entrega de suprimentos recebidos de outros países.
Farmacêuticos e voluntários, em um hospital no centro da cidade, foram vistos separando medicamentos e equipamentos.
Os funcionários do hospital disseram que as entregas estão sendo feitas em resposta a pedidos de hospitais em áreas onde os combates continuam.
O diretor do hospital, Viktor Prots, disse que os curativos e medicamentos para tratar queimaduras são escassos nas áreas bombardeadas, a leste. Ele acrescentou que os hospitais nessas áreas dizem que ainda não receberam medicamentos para os feridos.
Os funcionários de Chernivtsi disseram que cerca de 40.000 pessoas que se evadiram de suas casas foram aceitas em mais de 50 instalações.
O prefeito de Chernivtsi, Roman Klichuk, disse que a cidade permanece incólume aos ataques aéreos. Ele observou que os funcionários da cidade têm estado em contato com os militares e a polícia para coletar informações e se preparar para montar abrigos.
Uma mulher de Kyiv disse que ela e outros 13 membros da família haviam sido evacuados da capital depois que os projéteis atingiram perto da casa de seu filho. Ela acrescentou que eles pretendem permanecer no país para ajudar.
- Hildegarda de Bingen e a cerveja - 12 de fevereiro de 2026 6:12 am
- Presidente do Irã, Pezeshkian, diz que governo está pronto para ouvir população - 12 de fevereiro de 2026 2:24 am
- Ogawa e Shina anunciam candidatura à liderança do CRA - 12 de fevereiro de 2026 2:05 am
















