Agência Internacional de Energia – AIE liberará 60 milhões de barris de petróleo
Os países membros da Agência Internacional de Energia – IEA, concordaram em liberar 60 milhões de barris de petróleo de suas reservas.
A AIE tomou a decisão em uma reunião extraordinária de ministros on-line nesta terça-feira (1). Seus membros incluem o Japão, os Estados Unidos e países europeus.
Os ministros compartilharam a opinião de que os Estados membros precisam trabalhar juntos para estabilizar o mercado energético, em meio à invasão russa da Ucrânia.
Sessenta milhões de barris equivalem a cerca de 60% do consumo diário de petróleo do mundo. Os EUA liberarão a metade do volume. A alocação dos 30 milhões de barris restantes será decidida, com base na situação dos outros membros.
Após a reunião, o Ministro da Economia, Comércio e Indústria japonês, Hagiuda Koichi, disse aos repórteres que a comunidade internacional não tolera a agressão da Rússia.
Ele enfatizou o significado da comunidade global demonstrando solidariedade para superar as dificuldades.
A liberação conjunta das reservas de petróleo pela agência de energia é a primeira ação desse tipo em 11 anos. A guerra na Líbia durante 2011 entre o então regime de Muammar al-Qadhafi e as forças anti-governamentais prejudicou as exportações de petróleo bruto.
A AIE desempenha um papel de liderança na liberação dos estoques exigidos pelos países membros quando o fornecimento de petróleo se torna escasso devido a crises ou desastres.
- Ramadã tem início na Indonésia e no Paquistão - 20 de fevereiro de 2026 12:15 am
- Guarda Costeira do Japão treina oficiais do Sudeste Asiático - 19 de fevereiro de 2026 11:40 pm
- Japoneses somem no Camboja e polícia teme golpes digitais - 19 de fevereiro de 2026 11:35 pm




















