Acusações da Rússia atraem críticas da comunidade internacional
O Conselho de Segurança da ONU se reuniu para discutir as denúncias da Rússia sobre laboratórios biológicos na Ucrânia e uma suposta fotografia falsa de uma mulher ferida durante um ataque aéreo russo que destruiu um hospital.
As alegações de Moscou foram duramente criticadas por outros estados membros, incluindo a Ucrânia.
O embaixador russo na ONU, Vassily Nebenzia, disse que a Ucrânia tem uma rede de pelo menos 30 laboratórios de biossegurança que realizam experiências perigosas.
O Alto Representante da ONU para Assuntos de Desarmamento disse que não tem conhecimento de nenhum programa de armas biológicas na Ucrânia. Os enviados britânicos e norte-americanos reagiram com veemência à acusação da Rússia.
A embaixadora dos EUA na ONU, Linda Thomas-Greenfield, disse: “A Rússia pediu ao conselho de segurança para a reunião de hoje com o único propósito de mentir e espalhar desinformação”.
A embaixadora da Grã-Bretanha na ONU, Barbara Woodward, disse: “Eles são um completo absurdo. Não há um fio de prova credível”.
A embaixadora da Rússia também fez alegações não verificadas sobre os danos causados a um hospital em Mariupol durante um ataque aéreo russo na quarta-feira.
As autoridades locais dizem que três pessoas, incluindo uma jovem, foram mortas.
O embaixador mostrou o que disse ser uma fotografia falsa feita por uma blogueira ucraniana que desempenhou o papel de uma mulher grávida em imagens tiradas no hospital.
A Ucrânia rejeitou a alegação. O embaixador da Ucrânia na ONU, Sergiy Kyslytsya, disse: “A Sra. Mariana, uma mulher grávida, deu à luz uma filha saudável ontem à noite. As cidades ucranianas foram destruídas porque somos obrigados a ouvir as falsificações absurdas da Rússia”. Kyslytsya acrescentou que há uma necessidade urgente de combater as mentiras e as ações bárbaras da Rússia.
- Falta de mão de obra reduz entregas de onigiri no Japão - 12 de fevereiro de 2026 9:25 pm
- Analistas preveem expansão do PIB japonês no fim de 2025 - 12 de fevereiro de 2026 9:21 pm
- China rejeita acusações dos EUA sobre testes nucleares - 12 de fevereiro de 2026 9:15 pm
















