Separatistas da Ucrânia dizem que evacuarão civis para a Rússia
Separatistas pró-Rússia na Ucrânia oriental anunciaram que evacuarão civis para a Rússia, à medida que se intensificam os combates entre o governo e as forças separatistas.
A Organização para Segurança e Cooperação na Europa, que está monitorando um cessar-fogo na Ucrânia oriental, disse que houve quase 600 violações, como explosões e tiroteios de terça-feira (15) à noite até quarta-feira (16) à noite.
Na sexta-feira (18), o líder separatista, Denis Pushilin, acusou Kyiv de tentar retomar a região pela força. Ele anunciou que os residentes serão evacuados para a região sul da Rússia, em Rostov.
A mídia estatal russa informou que os civis começaram a ser evacuados de ônibus de Donetsk. A região está sob o controle efetivo de separatistas, que dizem planejar a evacuação de cerca de 700.000 pessoas.
O secretário do Conselho Nacional de Segurança e Defesa da Ucrânia, Oleksiy Danilov, negou as alegações de ataques e acusou a Rússia de desinformação.
Em uma coletiva de imprensa na sexta-feira (18), o presidente russo Vladimir Putin exigiu que a Ucrânia respeitasse o acordo de cessar-fogo. Ele acusou a Ucrânia de violações sistemáticas dos direitos humanos e de discriminação contra sua população de língua russa.
Autoridades do governo dos EUA dizem que a Rússia poderia estar espalhando informações falsas de que os militares ucranianos atacaram os russos étnicos como pretexto para invadir a Ucrânia.
- Austrália destaca acordo histórico com Japão por novos navios - 6 de agosto de 2025 2:39 am
- BOJ alerta para riscos de alta nos juros de títulos públicos - 6 de agosto de 2025 2:35 am
- Ishiba anuncia nova política para produção de arroz no Japão - 6 de agosto de 2025 1:06 am