Rússia poderá usar vídeo falso para criar um pretexto para a invasão da Ucrânia
O governo dos EUA informa que a inteligência revela que a Rússia pode produzir um vídeo de propaganda, de um ataque forjado, para usar como pretexto para invadir a Ucrânia.
O porta-voz do Departamento de Estado, Ned Price, disse aos repórteres nesta quinta-feira (3), que os EUA têm informações de que a Rússia está planejando realizar ataques forjados pelos militares ucranianos “como um pretexto para uma nova invasão da Ucrânia”.
Ele disse que uma opção possível envolve a produção de um vídeo de propaganda com cenas gráficas de falsas explosões, cadáveres e atores que fingem estar enlutados. Ele acrescentou que as imagens seriam inteiramente fabricadas pela inteligência russa.
O Secretário de Imprensa do Departamento de Defesa, John Kirby, também se referiu ao possível uso de um vídeo falso.
Kirby disse: “Já vimos este tipo de atividades dos russos no passado”. Ele indicou que a experiência passada mostra que tais ações são aprovadas nos mais altos níveis do governo russo na maioria dos casos.
As observações ocorrem quando a Rússia acumulou cerca de 100.000 soldados ao longo de sua fronteira com a Ucrânia.
A administração do Presidente dos EUA Joe Biden revelou anteriormente que a Rússia havia enviado agentes à Ucrânia para criar um pretexto para uma invasão. Também advertiu que a Rússia está espalhando a desinformação através do Estado e da mídia social.
- Japão enfrenta nova onda de calor extremo com até 39°C - 3 de agosto de 2025 9:58 am
- Navios chineses invadem águas japonesas em Okinawa - 3 de agosto de 2025 1:56 am
- Trump posiciona submarinos nucleares após ameaça russa - 3 de agosto de 2025 1:45 am